sexta-feira, 5 de abril de 2013

"Elixir da juventude!"

Hoje trago-vos informação acerca do chamado elixir da juventude

o chá de rooibos
 

Este chá é tem sem dúvida excelentes beneficios para a saúde.

É composto por fontes extremamente ricas em antioxidantes, o único fornecer de aspalatina que previne o envelhecimento das células.

É isento de cafeína e de teina, logo é não possui subnstâncias excitantes, e quando é tomado quente tem até função relaxante, é benéfico para a irritabilidade, insónia e depressão.

Tem benefícios também para o coração, porque é rico em fitoquímicos protetores e fornece ainda sais minerias com ajudam no controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial.

O seu paladar é adocicado, tendo um ligeiro travo a frutos secos.

 
 
Este chá contém ainda uma grande quantidade de minerais como o ferro, o flúor, potássio, zinco, sódio, magnésio e cálcio. Estes componentes vão ser também eles úteis para a proteção dos nossos dentes e osso.
 
Não contém açucares apesar do seu sabor adocicado, mas esse sabor provem de óleos essesciais e flavononas que são um tipo de frutose, logo pode ser consumido por diabéticos.
 
O fato de ter também sódio e potássio, ajuda na regulação da retenção d elíquidos, tendo assim umefeito diurético, promovendo assim o sistema digestivo e regula também o trânsito intestinal.
 
Para além de tudo isto tem um excelente efeito antiespamódico e alivia as náuseas, vómitos e diarreia.
 
De que está à espera para beber uma chávena de chá de rooibos?
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pepino

                                                    (imagem retirada da net - fonte: http://sururbana.com/)

Quer ter uma pele saudável?
 
Sabe o que o pepino lhe proporciona?
 
Sabe quais os benefícios de comer pepino?

Pois bem este é sem dúvida um alimento que deve ser contemplado na nossa alimentação, possui a  sílica que é um componente essencial do tecido conjuntivo saudável, este tecido encontramos nos músculos, tendões, ligamentos, cartilagem e ossos.

O sumo de pepino é frequentemente recomendado como fonte de sílica para melhorar a aparência e saúde da pele, devido ao seu conteúdo de água, o pepino é  um hidratante natural, logo excelente para uma pele hidratada e saudável. 
 
É composto também por dois tipos de ácido: o ácido ascórbico e o ácido caféico, que impedem a retenção de água, o que pode explicar porque os pepinos aplicados topicamente são frequentemente úteis em olhos inchados, queimaduras e dermatites.
 
Os pepinos têm uma propriedade diurética suave, provavelmente devido ao seu elevado teor de água que é útil na perda de peso e na pressão arterial elevada.
Tentar aumentar o consumo de fibra alimentar, é um desafio para muita gente. Adicionando um pepino nas saladas é uma forma especialmente boa para aumentar a sua ingestão de fibra, pois o pepino tem uma grande quantidade de fibra.
 
Além disso, sempre que consumir pepino está também a beneficiar da ingestão de vitamina C, potássio e magnésio.

A casca do pepino é também ela uma excelente fonte de fibra alimentar que ajuda a reduzir a prisão de ventre e oferece alguma proteção contra o cancro do cólon.
Não espero pelo calor que é quando se consome em maior quantidade o pepino, em saladas refrescantes e começe ainda hoje a consumi-lo pois estará a beneficiar a sua saúde, prevenindo-se de várias doenças.